Os serviços de Facilities ou também reconhecimentos como Asseio e Conservação tem como objetivo garantir a qualidade e funcionalidade dos ambientes de trabalho. A Limpeza Industrial visa entregar espaços ideais para a operação das atividades de pequenas, médias e grandes empresas. 

 

Quais os benefícios da Limpeza Industrial?

 

Em uma empresa é comum o grande fluxo de pessoas e quando uma limpeza industrial não é realizada ou mantida em dia, pode gerar uma série de problemas na dinâmica da empresa, como por exemplo a paralisação de operações, do maquinário e também o espaço fica inadequado para trabalhar.

    

Além de garantir um ambiente limpo, a limpeza industrial diminui as chances do espaço transmitir doenças por conta de vírus e sujeiras. Dentro do cronograma de limpeza industrial, toda a parte de higiene, sanitização e saneamento podem reduzir o acúmulo de bactérias no patrimônio. Ao criar um ambiente mais saudável e seguro para seus colaboradores, a empresa colhe como benefícios a satisfação deles no futuro. Obter um cronograma de limpeza na empresa garante maior organização no patrimônio e muitos deles exigem o uso de um maquinário específico para realização da limpeza. Quando uma empresa contrata um projeto de limpeza industrial, a empresa contratada cria uma análise de risco juntamente com um projeto específico de limpeza através de uma metodologia adequada. 

 

Normas regulamentadoras para a Limpeza Industrial

 

As empresas de segurança precisam seguir a lei NR-25 que prevê algumas normas para prestar serviços de Limpeza Industrial. São elas:

 

º É imprescindível o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a proteção do trabalhador. Segundo a norma, toda empresa prestadora de serviços de Limpeza Industrial deve disponibilizar todos os EPIs necessários. Além disso, é importante que tais equipamentos tornam-se obrigatórios quando não for possível tomar medidas que eliminem os riscos do ambiente de trabalho. Nesse sentido, a norma reforça a importância de investir em Equipamentos de Proteção Coletiva;

 

º O Patrimônio (empresa onde realizará os serviços) deverá contar com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes caso a empresa possua mais de 20 funcionários. Ela é responsável pela prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;

 

º É necessário que a empresa utilize todo o uso da sinalização de segurança, advertindo os riscos existentes, através de cores com diferentes identificações. Segundo a norma, os avisos devem estar presentes em equipamentos de segurança, tubulações com líquidos, gases e produtos químicos; Para as atividades e operações perigosas, mesmo sendo em menor número, a norma garante benefícios extras, de acordo com o grau de perigo, dividindo-se em periculosidade e insalubridade.

 

Agora que você já conhece as normas regulamentadoras para a prestação de limpeza em empresas, que tal contar com uma empresa com mais de 24 anos de experiência no mercado de Facilities? Conte com o Grupo Ethics para a Limpeza Industrial na sua empresa!