banner-materialrico1

Ao ligarmos a TV no noticiário ou até mesmo abrirmos redes sociais ou jornais nos deparamos com notícias sobre violência no Brasil, muitas delas ligadas à segurança pessoal. Os assaltos eram conhecidos como “coisa de cidade grande”, mas isso já mudou há muito tempo, pois agora também são comuns no interior e zonas rurais.

Na cidade de São Paulo, são registrados em média 15 roubos por hora, segundo estatísticas da Polícia Civil da capital. Sem falar é claro de todos os casos que não são denunciados, já que nem todos reportam por meio de boletim.

Sabemos que não é possível se resguardar totalmente da violência, mas podemos tomar alguns cuidados, reduzindo bastante o risco de ser assaltado ou surpreendido em casa, na rua ou no transporte coletivo.

O Grupo Ethics é especialista na área de Segurança e separou algumas dicas valiosas para você seguir no dia a dia. Confira!

 

 

01: SEGURANÇA PESSOAL NA RUA

Se você gosta de sair para caminhar, procure sempre olhar ao seu redor, tome precauções extras como identificar comportamentos suspeitos. Se você achar que está sendo seguido, procure rapidamente um estabelecimento movimentado e entre nele. Só saia quando se sentir seguro(a). O erro de muitas pessoas é não seguir a intuição e acabam sendo surpreendidas.

O ideal é manter uma distância de pelo menos 20 metros de qualquer desconhecido. Caso se sinta muito perseguido(a) cumprimente a primeira pessoa não suspeita que você encontrar, fingindo que ela é uma velha amiga. Depois que se sentir mais seguro(a), explique a situação de que estava sendo seguido(a).

 

 

02: CUIDADO COM O TELEFONE CELULAR!

Nunca demonstre estar perdido. Caso esteja procurando um endereço e precisar olhar o celular, busque um estabelecimento mais próximo e realize a busca lá de dentro. As chances de ser surpreendido por infratores é maior se você transmitir uma sensação de vítima e demonstrar que está perdido(a). 

Muitas quadrilhas usam diversas formas de surpreender as pessoas, uma delas é roubar utilizando bicicletas. Eles observam as pessoas que estão mais distraídas e quando menos se espera, aguardam essa pessoa mexer no celular e roubam e fogem com a bicicleta. Sendo assim, é impossível você ter alguma reação ou precaução. 

Evite mandar mensagens de texto ou atender a ligações no meio na rua, pois são os locais mais perigosos para ser assaltado(a). O ideal é manter o aparelho guardado numa mochila ou bolsa que você tem fácil acesso e utilizar somente em lugares fechados e seguros.

 

 

03: USE UMA CARTEIRA FALSA

Guarde sua carteira real, ainda mais se ela estiver com os seus cartões e documentos pessoais, em doleiras ou bolsos internos. Uma dica é ter uma carteira falsa com pouco dinheiro e papéis, assim poderá guardá-la no bolso, por exemplo. Evite também locomover-se por lugares e ruas desertas para sua segurança pessoal.

Dependendo do tipo de abordagem, o assaltante poderá lhe pedir a carteira e aí você entrega a falsa. Parece uma dica super absurda, mas é válida, pois só quem perdeu seus documentos pessoais sabe o transtorno que é cancelar e refazer todos os cartões de créditos e documentos pessoais.

 

 

04: SEGURANÇA EM CASA

Uma dica essencial é instalar um programa de monitoramento eletrônico em sua residência. Um sistema de alarme completo costuma ser muito eficaz e com a utilização de câmeras também é possível monitorar comportamentos estranhos.

O Grupo Ethics possui parceria com uma empresa de Segurança Eletrônica especializada na instalação de sistemas de alarmes. Clique aqui e conheça a empresa que poderá te ajudar.

Uma outra dica de segurança em casa é manter sempre o quintal limpo. Quintais com mato alto podem fazer o ladrão pensar que não há ninguém em casa. Evite também deixar coisas de valores no quintal e utilize sempre portões altos e com uma placa “cuidado com o cão”. Assim você poderá evitar transtornos e os infratores podem ficar com receio em invadir.

Pense também em instalar luzes no quintal e na área externa. Mantenha sempre uma luz de fora acessa, pois se o ladrão perceber que está tudo apagado, entrará com mais facilidade na sua residência.

Uma dica de ouro é evitar a chave reserva. Sabemos que às vezes é impossível, mas tente evitar lugares óbvios como plantas, embaixo do tapete ou na caixa de correio. Seja criativo, pense em um lugar que o ladrão não irá procurar.

 

05: NUNCA REAJA A ASSALTOS

Os policiais e nós como especialistas em segurança, podemos afirmar que não reagir a um assalto é a atitude mais adequada no momento. Tente manter a calma, se possível, e também informe ao assaltante todos os seus movimentos antes de realizá-lo.

Se você leu nossas dicas acima, tente realizá-las na prática para garantir um bem-estar a você mesmo(a). Fique de olho no nosso olho, pois estaremos trazendo um conteúdo mensal para vocês ficarem por dentro da área de Segurança Privada.

O Grupo Ethics está no mercado há 24 anos e possui expertise na área de segurança patrimonial e te auxilia na criação de projetos personalizados de segurança para a sua empresa!  Quer saber mais sobre os serviços de ronda motorizada? Fale com nossos especialistas clicando aqui ou acesse nosso site para conhecer o Grupo Ethics!

 

www.grupoethics.com.br

 

 

 

 

 

 


segurançaprivadasegurancapessoal